PROUNI ALUNO 2016 INSCRIÇÃO – PROUNIALUNO.MEC.GOV.BR – RESULTADO

PROUNI ALUNO 2016 INSCRIÇÃO – PROUNIALUNO.MEC.GOV.BR – RESULTADO – Os candidatos que tiraram uma nota média de 450 pontos e não zeraram a redação do ENEM referente ao ano passado, poderão aguardar o Programa Universidade Para Todos (Prouni), onde as inscrições deverão ser realizadas no prounialuno.mec.gov.br no período de 07 a 10 de junho de 2016. Para quem não sabe o Prouni é um Programa do governo criado no ano de 2004 com finalidade de concessão de bolsas de 50% e 100%, ou seja, parcial ou integral de instituições de Ensino Superior para cursos de graduação, e sequenciais de formação específica. O Prouni acontece duas vezes ao ano, sendo no primeiro semestre em janeiro e o segundo semestre em junho, por isso fique atentos quanto às datas das inscrições, resultados e Lista de Espera.

prouni 2016 inscrição

QUEM PODE SE INSCREVER NO PROUNI 2016

Antes de informar as condições necessárias para participar do Prouni, saiba que ele oferece bolsas parciais e integrais de instituições privadas e o Sisu é para bolsas de instituições públicas, essa é a diferença entre o Prouni e o Sisu. Quem se inscreveu no Sisu também poderá se inscrever no Prouni, mas além da nota exigida pelo MEC o candidato deverá ter esses requisitos:

  • Tenha renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e satisfaça uma das condições:
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição.
  • Ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada.
  • Ser pessoa com deficiência
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivas nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos a renda não é considerada.

BOLSAS INTEGRAIS E PARCIAIS

O candidato poderá concorrer à bolsa de 50% (parcial) com o salário bruto da família que chega mais de um salário mínimo e meio e menor ou igual a três salários mínimos e meio. Agora para bolsa integral (100%) será para o estudante que não exceda um salário mínimo e meio por família.

COMO SE INSCREVER NO SITE PROUNI 2016

1 – Acesse o endereço eletrônico prounialuno.mec.gov.br a partir do dia 07 a 10 de junho, ao acessar o link abrirá uma página conforme está na imagem abaixo:

prouni inscrição 2016

2 – Informe o seu número de inscrição e senha cadastrada no Enem 2015.

3 – Preencha os seus dados como: endereço de e-mail e número de telefone válidos, aos quais o Ministério da Educação poderá, a seu critério, enviar comunicados periódicos referentes aos prazos e resultados do processo seletivo do Prouni, e demais informações julgadas pertinentes.

4 – Dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar
5 – Escolha em ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis conforme sua renda familiar bruta mensal per capita.

RESULTADO

Serão realizadas duas chamadas, os resultados com a lista dos Estudantes pré-selecionados estarão disponíveis na página do Prouni siteprouni.mec.gov.br nas datas: Primeira Chamada – 13 de junho e segunda Chamada – 27 de junho de 2016.

CONFIRMAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES

Depois dos candidatos verificarem a lista dos pré-selecionados, deverão ir até a instituição para comprovar as informações deixadas na inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, nas datas prevista no Edital.

LISTA DE ESPERA

Aos candidatos que desejam participar da lista de espera deverá manifestar seu interesse na página do Prouni siteprouni.mec.gov.br no período de 08 a 11 de junho de 2016. Essa lista de espera estará disponível no Site prouni para consulta pelas IES no dia 14 de julho de 2016.