NÚMERO DO RECIBO IRPF 2016 – COMO SOLICITAR – e-CAC – RECEITA.FAZENDA.GOV.BR

NÚMERO DO RECIBO IRPF 2016 – COMO SOLICITAR – RECUPERAR – e-CAC RECEITA.FAZENDA.GOV.BR – A Receita da Fazenda liberou no dia 01 de março de 2016 a entrega da declaração de Imposto de Renda, onde milhares de contribuintes terão um prazo de até 29 de abril. Lembrando que o contribuinte para fazer a declaração do ano de 2016 no exercício de 2015, deverá estar em mãos o número do Recibo do IRPF do ano anterior. Se você perdeu o seu recibo, nós iremos dar o passo a passo de como recuperar ou solicitar o número do recibo pelo site da Receita que se encontra nesse endereço eletrônico www.receita.fazenda.gov.br.

número do recibo do irpf 2016

NÚMERO DO RECIBO IRPF 

Para recuperar o recibo devemos saber como foi feita a declaração, ou seja, se a declaração foi gravada e enviada a partir de disquete – drive A ou foi gravada e enviada a partir do disco rígido – drive C.

Pelo disquete eu penso que ninguém utiliza essa ferramenta, mas se esse for o seu caso, siga esses procedimentos:
No disquete encontrará dois arquivos, um contendo a declaração e outro contendo o recibo.
Abra o programa da Declaração do IRPF e insira o disquete com a declaração na Unidade A, selecione a Declaração, Imprimir… Recibo e clique na unidade A.

Pelo disco rígido do PC ou Notebook: A sua declaração e o recibo deverão estar gravados na pasta c:\Arquivos de Programas\Programas SRF\IRPF\Gravadas ou outro diretório informado pelo contribuinte. Abre o programa da Declaração IRPF, selecione a Declaração…Imprimir….Recibo e clique na unidade C:

Caso a declaração foi entregue em formulário: o número do recibo correspondente à parte numérica da etiqueta dos Correios.

Não conseguiu recuperar o número do recibo através dessas opções? O número do recibo pode ser obtido em uma Unidade de Atendimento da Receita Federal.

O contribuinte terá muitas outras opções de serviços, como cópias de declarações anteriores e outros que podem ser realizados pelo sistema e-CAC.

O e-CAC é simplesmente um (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), ou seja, um portal eletrônico onde diversos serviços protegidos por sigilo fiscal podem ser realizados via internet pelo próprio contribuinte, nas quais são:

  • Verificar eventuais pendências na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física,
  • Obter cópia de declarações, retificar pagamentos, parcelar débitos, pesquisar a situação fiscal e imprimir o comprovante de inscrição no CPF.

COMO UTILIZAR O SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE

A utilização do serviço requer um Código de Acesso ou Certificado Digital, porém, alguns serviços estão disponíveis apenas para usuários que estiverem fazendo uso de Certificado Digital. Se você ainda não possui o Código de acesso clique nesse link para criar CÓDIGO DE ACESSO PESSOA FÍSICA. Veja o passo a passo:

1 – Informe o seu CPF, a Data de Nascimento, digite os caracteres que aparecem na imagem e clique em avançar.

número do recibo do irpf 2016 1

OBS. O código de acesso gerado vale por dois anos, ao vencer a validade ele será revogado automaticamente, mas não se preocupe que a qualquer momento é possível gerar um Novo Código de Acesso. Importante informar que se você já tem outro código de acesso, ao tentar criar outro o sistema informará que já existe, ao gerar, você eliminará, em definitivo, o código anteriormente gerado, basta confirmar para você obter um novo código de acesso.

2 – Digite os dados solicitados e os números dos Recibos IRPF excluindo-se os dois últimos algarismos, que correspondem ao dígito verificador e leia as instruções para gerar a senha.

número do recibo do irpf 2016 2

3 – Clique em gerar código e anote seu código e sua senha e a guarde em lugar seguro.

número do recibo do irpf 2016 3

4 – Acesse o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e preencha os dados solicitados CPF/CNPJ, Código de Acesso e Senha e clique em Avançar.

número do recibo do irpf 2016 4